sexta-feira, 27 de junho de 2014

Convivência + Diferenças = Problemas na certa!



No início de um relacionamento, aparentemente, tudo é perfeito. Ressaltamos apenas nossas qualidades e virtudes. Estamos sempre bem arrumadas, somos agradáveis, simpáticas e distribuímos elogios e sorrisos a cada instante. Evitamos fazer e dizer qualquer coisa que possa desagradar o nosso amado. Somos perfeitas aos olhos deles, na mesma proporção que eles são para nós.
Mas com o passar dos dias e meses, vai se tornando difícil "esconder" certas manias e defeitos. Mas que fique bem claro, quando digo esconder, não estou dizendo que as pessoas mentem ou são falsas no inicio do namoro, mas que apenas mostram o que tem de melhor. Para esclarecer, o mesmo acontece quando escolhemos uma foto nossa para exibir em uma rede social, não colocamos aquela foto onde a barriquinha ficou evidente, o cabelo desarrumado, maquiagem borrada, e assim por diante. O que quero dizer, é que sempre vamos compartilhar aquela foto em que estamos melhor, que julgamos ser a mais bonita, e não há mal algum em agir assim. O mesmo acontece no inicio do relacionamento, escolhemos sempre a melhor "imagem a  ser divulgada".
A convivência e a intimidade vão revelando quem realmente somos. Evidenciando tanto as coisas boas como aquelas que as vezes é difícil admitir. E com isso vem as brigas e discussões.
Mas lembre-se de que, por mais afinidades e semelhanças que tenham, ainda sim, são completamente diferentes. São de criações diferentes, hábitos, costumes, pensamentos, sonhos e objetivos distintos.
E neste momento você tem duas opções, ou você desiste do seu relacionamento ou aprende a lidar com isso.

PS.: As dicas que vou descrever a baixo são todas baseadas nas minhas experiências:

E a primeira coisa que precisa entender é: respeite as diferenças. São essas diferenças que tornam o relacionamento de vocês especial. Aprenda a admirar as qualidades do seu parceiro e tire vantagens disso. 
Em segundo lugar, jamais, de forma alguma, NUNCA tente muda-lo, primeiro porque ninguém muda (as pessoas melhoram, e somente quando desejam) e em segundo, se ele ficar igual a você, vai deixar de ser aquela pessoa que você se apaixonou. Então, desista!
Compartilhe os gostos do seu amado, tente conhecer mais sobre os assuntos de interesse dele. Claro que você não precisa se tornar fanática por futebol, saber tudo de mecânica, ler todos os livros que ele leu, não é isso, apenas respeite os gostos dele e tente interagir, talvez você pode até descobrir novos gostos em comum.
Converse, nada melhor do que um bom dialogo entre vocês. Não confundam, dialogo com DR (mesmo porque discutir, não leva a nada). Escutem com atenção e falem com clareza. Lembre-se daquela frase "Quando um burro fala, o outro abaixa a orelha" (não sei se todos conhecem, mas quando criança ouvia muito), respeite quando ele estiver falando, da mesma forma que deseja que ele seja atento ao que fala.
E quando estiver com um problema, não o ataque, relembrando falhas e erros que ele cometeu a 2 anos (eu sei, é mal de mulher... relembrar todas as falhas e cuspir em cima dele durante um problema). Mantenha o foco, e fale apenas sobre o problema que está tentando resolver. E outra, quando você ataca a outra pessoa revida, e em seguida vocês estão em uma grande troca de ofensas, sem chegar a lugar algum.
Tente encontrar um equilíbrio entre as diferenças de vocês. No meu ponto de vista, um dos maiores problemas atuais em um relacionamento é a forma que o amor foi banalizado. Não se luta mais por amor, quando se tem um problema, não existe a tentativa de consertar, pois é muito mais fácil descartar. Só que desta forma, nunca terá um relacionamento sólido e duradouro. Os problemas e as diferenças estão presentes em todos os relacionamentos. Ou você aprende a lidar com eles ou sempre terá um relacionamento frustrado.
Então, se procura uma pessoa perfeita ou que seja exatamente como você, me desculpe dizer, vai ficar sozinha ou pulando de um relacionamento para o outro. Não estou dizendo para viver em um relacionamento infeliz ou que não tenha mais amor. Mas se há amor e é ele que escolheu para dividir a sua vida, aprenda a contornar pequenas diferenças e a lidar com os problemas.

Um comentário:

  1. Adorei seu blog!!!
    E concordo com genero numero e grau... relacionamentos são dificeis, mas nao impossiveis.
    Cuidando e valorizando o sentimento tudo da certo.
    bjs
    Malu
    http://agoracasei.wordpress.com

    ResponderExcluir

Pages - Menu